Reposicionamento de Mercado

O Senac estava com incertezas em relação à alguns de seus cursos, tentando entender o porquê alguns novos cursos deslancharam enquanto outros não tinham procura ou engajamento.

 

Nosso desafio

Traçar o perfil dos potenciais alunos de cursos livres, ensino técnico e bacharel e tecnólogo para graduação. A proposta foi evidenciar os elementos que enfatizam a atratividade tanto do Senac quanto de instituições concorrentes, assim como seus valores, dores e desafios.

 

Insights do projeto

Conseguimos entender junto ao público do Senac qual era a sua essência e o principal ponto de atratividade transversal da instituição e entender como esse ponto se mantinha ou diferenciava em cada um dos estudos desenvolvidos.

Entendemos também que existem dois eixos importantes que dividem o perfil dos alunos na escolha de um curso a ser trilhado. Os eixos variam entre um conhecimento sólido e tradicional, e na outra ponta assuntos mais líquidos e fluídos. O outro eixo representa habilidades específicas e manuais versus habilidades intelectuais que de certa forma são mais abrangentes. Conseguimos classificar 4 grandes perfis de alunos cruzando esses eixos em uma matriz, entendendo onde cada instituição de ensino concorrente ou inspiradora se posiciona e onde o Senac como referência hoje se encontra através dos principais cursos e mais reconhecidos como é o caso de hotelaria e gastronomia.

 

Jornada do projeto

Entrevistas de Campo

Fomos ao habitat natural dos estudantes imergir em sua realidade e dia a dia para absorver a maior quantidade possível de insights sem enviesamento.
Conversamos com pais de alunos, professores, equipe do Senac, profissionais do mercado, especialistas no assunto para coletar ponto de vista da maior parte dos players do ecossistema do Senac e conectá-los para definir a melhor estratégia.

 

Desk Research 

Pesquisa paralela ao campo para complementar o ponto de vista do mercado e referências globais nas áreas de estudo e de educação como um todo.

 

Processamento

Com a metodologia do Design Thinking levamos todas as informações de campo e de benchmark para cruzar informações e chegar no mais apurado insight, sem deixar de considerar nenhuma informação relevante.

 

Report, Comparativo e Orientações

Compilamos todos os projetos em um report com a descrição bem completa de suas personas, com perfil de comportamento bem traçado, com a percepção de cada uma delas em relação às instituições, os cursos e a carreira que projetam para o futuro.

Detalhamos as causas e situações que engajam ou fazem o aluno evadir de uma instituição para o Senac melhor se posicionar atraindo os alunos certos e mantendo-os na instituição.

Para cada um dos cursos conseguimos mapear um processo de decisão (e seus pontos de contato) que os alunos inconscientemente fazem para escolher uma área ou instituição.

Com todas essas informações pudemos orientar como o Senac precisava se comportar para se diferenciar de seus concorrentes com foco nas experiências dos alunos.

 

Impacto do Projeto

Com os resultados da pesquisa, o Senac parou de ofertar o curso de graduação em Relações Internacionais por não fazer parte do core principal da instituição.

O Senac passou a ofertar o itinerário formativo do ensino médio + técnico com foco em linguagens e códigos e suas tecnologias após mostrarmos que muitos jovens cursam o ensino técnico como objetivo final de sua carreira formativa ou teste de conteúdo antes de escolher qual faculdade escolher cursar.

 

“Em vez de fazer faculdade, eu prefiro aprender na prática”.
– Estudante do ensino médio

 

Contratamos a Wake porque estávamos  perante a necessidade de evoluir um serviço que não estava dando certo, com uma jornada de serviço muito confusa, sem o olhar do usuário.
– 
Citação do Cláudio, Diretor da GD1.